Novo artigo publicado!

O artigo “Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO” foi publicado na Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação.

Resumo:
Classificada como Doença Negligenciada, a dengue, doença endêmica no Brasil, é considerada como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O número de infecções relacionadas à dengue aumentou nas últimas décadas devido ao aumento rápido e desordenado da urbanização, falta de saneamento e suprimento de água encanada, e a mobilidade de bens e pessoas em todo globo terrestre. Neste cenário, a importância do papel das políticas públicas é indiscutível, particularmente daquelas que orientam o investimento e o estimulo à pesquisa. Neste sentido, o conhecimento da produção científica em relação a este agravo é importante para se conhecer o perfil destas pesquisas. Este estudo trata de identificar e descrever a literatura que dá conta da pesquisa em dengue, colocada em acesso livre. A fonte de informação utilizada para buscar esta produção foi a Coleção Brasil da Scientific Electronic Library (SciELO). Os principais resultados apontam para um crescimento da produção científica a partir de 1997; uma prevalência do caráter biomédico da pesquisa realizada no país; um padrão de produção científica, em sua maioria, em co-autoria; incipiência da produção científica sobre dengue nos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas e a emergência da temática Vetor como a mais importante para representar a produção na área.

GUIMARÃES, Maria Cristina Soares,; SILVA, Cícera Henrique da; LINS, Rosane A.; MATTOS, Max Cirino de; CENDON, Beatriz Valadares. Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p.397-415, 2014. ISSN 1983-5116

Novo artigo publicado!

O artigo “Análise automática de citações disponíveis em arquivos XML da SciELO: o periódico Perspectivas em Ciência da Informação em números” foi publicado na Perspectivas em Ciência da Informação.

O artigo demonstra o uso de arquivos eXtensible Markup Language (XML) da Scientific Electronic Library Online (SciELO) para a criação de uma base de citações do periódico Perspectivas em Ciência da Informação. Demonstra também o uso desta base de citações fornecendo uma visão bibliométrica desse periódico para o período em que os arquivos estavam disponíveis no SciELO: 2006 a 2014, do volume 11 edição 1 ao volume 19 edição 1. Foram analisados 486 artigos, e os resultados mostraram 351 artigos com 9.301 citações usadas (135 artigos não apresentaram nenhuma citação). O principal objetivo do artigo é destacar a possibilidade de automação da análise bibliométrica a partir da metodologia proposta – e por esse motivo os dados são apresentados sem nenhum tipo de tratamento de desambiguação. São apresentados relatórios similares aos modelos iniciais de Garfield (1972) para o Science Citation Index (SCI): frequências de citações, estatísticas dos periódicos citados e estatísticas dos periódicos citantes. Sugere-se a disponibilização da base de citações, com atualização automática, de forma integrada ao site do periódico, e a aplicação da metodologia para outros periódicos indexados na SciELO.

Ciência da Informação não é bem isso…

Tenho muito respeito pelos colegas bibliotecários, mas eles mesmos concordam que não é bem assim…

Hoje, em rede nacional, cientista da informação tornou-se o novo nome do bibliotecário… uma visão pra lá de restrita, mas ganhou destaque não só na Rede Globo, como na Classificação Brasileira de Ocupações…

Vejam o Jornal Hoje do dia 30-03-15. Principalmente no minuto 2:29 (depois da propaganda)… Conforme a reportagem, é uma “adaptação ao mercado”…
http://glo.bo/1NzBCx7 (demora um pouco mas esse link já abre o vídeo)

E a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) – procurar pela palavra chave “informacao” e clicar no resultado “cientista da informação”:
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

Talvez por falta de identidade da área?…

Trabalho aceito para o XV ENANCIB!

Trabalho aceito para o XV ENANCIB!

O trabalho “Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO” em parceria com o ICICT-FIOCRUZ foi aprovado para apresentação no ENANCIB!

GUIMARÃES, M. C. S.; SILVA, C. H.; OLIVEIRA, M.; SANTANA, R. A. L; MATTOS, Max Cirino de;  CENDON, Beatriz Valadares. Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO. In: XV ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014. Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

 

Boa notícia! Trabalho aceito para o XV ENANCIB!

Boa notícia! Trabalho aceito para o XV ENANCIB!

O trabalho em coautoria com o mestrando Rogério Bonatti e a professora Renata Baracho foi aceito para o XV ENANCIB, em BH no próximo mês de outubro!

BONATTI, Rogério Amaral; BARACHO, R. M. A.MATTOS, Max Cirino de. Modelo de apoio a decisão em geração de energia elétrica: um estudo a partir de indicadores e parâmetros. In: XV ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014. Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

Trabalhos apresentados. Agora é só aguardar 2014 na UFMG!

Trabalhos apresentados. Agora é só aguardar 2014 na UFMG!

Foram apresentados os trabalhos abaixo no ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação – em Florianópolis:

GT11 – Informação e Saúde

MATTOS, Max Cirino de; CENDÓN, Beatriz ValadaresA Coleção Saúde Pública em números: 1967 a 2013. In: XIV ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013. Florianópolis. Anais… Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

GT8 – Informação e Tecnologia

MATTOS, Max Cirino de. Metabuscador QUALIS OJS: proposta para a criação de portais de periódicos institucionais ou por área de conhecimento. In: XIV ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013. Florianópolis. Anais… Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.