Depoimento GIC – Elaine Ricardo da Silva

Depoimento GIC – Elaine Ricardo da Silva

“Percebi que, na minha profissão – Relações Públicas -, a GIC é fundamental para garantir o desenvolvimento do trabalho de forma objetiva e transparente. O intenso fluxo de informações e as várias formas de entrada das demandas tornam inevitáveis a utilização de métodos de controle de tarefas a serem executadas e a mensuração dos seus resultados.
Áreas como a de Comunicação, que lidam com variadas informações, precisam ser melhor controladas para que ao final do processo seja possível avaliar os erros e acertos. Além disso, facilitar a atuação de outras pessoas da mesma área ou não, dando à elas condições de prosseguir com um trabalho – independente do seu estágio -, desde que este esteja devidamente mapeado e com as suas informações disponibilizadas de forma explícita e inteligível.”

Elaine Ricardo da Silva
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – mai/2014 – FUMEC

Outros depoimentos

Depoimento GIC – Daniel Pena

Depoimento GIC – Daniel Pena

“Para minha formação profissional estudar GIC foi importante, pois percebi que tenho que aperfeiçoar na interpretação das informações. Outro ponto que chamou muito minha atenção foi o espiral do conhecimento que distingue conhecimento explícito e tácito. Atualmente estou gerindo uma equipe técnica de manutenção em torres de telefonia móvel e colocarei em prática ir para o campo atuando nas manutenções e demais tarefas juntamente com os técnicos. Após esta socialização e prática de relacionamentos irei externalizar em conceitos todas as experiências e práticas eficazes criando um modelo novo. Com isso pretendo inovar, melhorar processos e tomar decisões mais assertivas agregando mais conhecimento para organização.”

Daniel Pena
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – mai/2014 – FUMEC

Outros depoimentos

Depoimento GIC – Camila, Débora, Vívia

Depoimento GIC – Camila, Débora, Vívia

“A importância da GIC em nossa área profissional é essencial, Ciências Contábeis requer atualização das informações a todo momento, procedimentos contabéis mudam de forma acelerada, tem-se que acompanhar as mudanças e ainda obter o conhecimento para colocá-las em prática. A tecnologia está intimamente ligada a esta área. Cada vez mais procedimentos e rotinas contábeis saem da impressão do papel, entrega de declarações em papel e passam a ser digitais. Tais procedimentos exigem de nós, profissionais a atualização e proximidade com a tecnologia e suas informações, e não podemos resistir às mudanças, pois com o conhecimento correto usado na prática facilitará cada vez mais a nossa vida.”

Camila Francisca Nolasco
Débora de Oliveira Faria
Vívia Schmidt Kopelke

MBA em Gestão de Custos e Controladoria – dez/2012 – UNIBH

Outros depoimentos

Depoimento GIC – André, Flávia, Maria de Lourdes

Depoimento GIC – André, Flávia, Maria de Lourdes

“Esteja você atuando na área de recursos humanos, finanças, contabilidade, informática, ou simplesmente procurando incrementar suas habilidades profissionais, o aprendizado do Gerenciamento da Informação e Conhecimento pode trazer grandes benefícios profissionais e pessoais. Como a GIC pode ser implantada em qualquer tipo e tamanho de empresa, podemos utilizá-la na criação e melhoria dos processos e proporcionar aos sócios / acionistas ferramentas para uma tomada de decisão coerente com a visão da empresa.”

André Índio do Brasil Carreira Cunha
MBA em Contabilidade e Finanças – dez/2012 – UNIBH
Flávia Santana

MBA em Gestão Estratégica em Logística e Produção – dez/2012 – UNIBH
Maria de Lourdes Fernandes

MBA Executivo de Liderança – dez/2012 – UNIBH

Outros depoimentos

Liberados os Anais do XIII ENANCIB!

Disponibilizados os trabalhos:

XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO –
XIII ENANCIB 2012
GT 1 – ESTUDOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO
DA POSSIBILIDADE DE UMA TEORIA PURA DA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO
Comunicação Oral
Andityas Soares de Moura Costa Matos – UFMG
Max Cirino de Mattos – UFMG

GT 4 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NAS
ORGANIZAÇÕES
UMA ABORDAGEM INFORMACIONAL DO MUNDO:
REFLEXÕES INICIAIS A PARTIR DE UMA GIC AMPLA
Comunicação Oral
Íris Barbosa Goulart – UFMG
Max Cirino de Mattos – UFMG

Artigo aceito!

O artigo “Uma abordagem informacional do mundo: reflexões iniciais a partir de uma GIC ampla”, escrito com Íris Barbosa Goulart,  foi aceito para publicação na Perspectivas em Gestão & Conhecimento, da UFPB.

Agradeço aos alunos da FUMEC e UNI-BH por seus comentários sobre a apostila da disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento – o artigo é derivado da apostila discutida em sala.

Resumo: O artigo discute a proposta de utilização de conceitos desenvolvidos na Cognição Social e na chamada Gestão do Conhecimento para a construção de uma abordagem informacional do mundo. A discussão deste trabalho se inicia a partir de uma breve introdução aos principais conceitos da Gestão do Conhecimento. Em seguida, discute-se o sense making e uma reflexão inicial sobre a construção social do conhecimento a partir de conceitos tratados nos estudos da Cognição Social sobre as representações sociais. O processo básico de comunicação que trata do relacionamento do homem com o mundo (a Pirâmide de Foskett) é utilizado para fundamentar a apresentação de uma abordagem informacional do mundo.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Gestão da Informação e do Conhecimento. Cognição Social. Representações Sociais.

Depoimento GIC – Flávia Carvalho, Flávia Oliveira e Pedrita

“Na área da saúde como um todo, a Gestão da Informação e do Conhecimento torna-se imprescindível na medida em que apenas a tecnologia não é capaz de suprir todas as necessidades do ser humano. As organizações que integram essa classificação necessitam muito mais que apenas um bom sistema informatizado funcionando em perfeita sintonia com todos os processos (normas, rotinas e condutas), contam também com pessoas responsáveis pela prevenção, cuidado, recuperação e cura de outras pessoas. Desta maneira, o profissional da área da saúde precisa saber lidar o tempo inteiro com a absorção do conhecimento explícito, ou seja, o que lhe é transmitido, vinculado ao conhecimento tácito, algo previamente armazenado em seu “suposto” saber. […] Enfim, este trabalho proporcionou entendimento acerca da Gestão da Informação e do Conhecimento, além de demonstrar a importância deste processo bem trabalhado e desenvolvido dentro das organizações. Ficou claro que informação e conhecimento, apesar de se conceituarem de forma distinta, são veículos de aprendizagem e desenvolvimento profissional e, sua interação é essencial para a vida saudável das relações e negócios das empresas, estejam elas inseridas em qualquer das suas múltiplas áreas. No entanto, ainda há desafios relacionados ao tema, é necessário desmistificar tais conceitos, muitas vezes direcionados apenas á tecnologia da informação, esta apesar de estar intimamente ligada ao processo, não é o único elo de ligação e relacionamento dentro das instituições. Ainda por trás deste vínculo, há um conhecimento capaz de mover o mundo, algo muito além da TI, algo em torno de pessoas e do seu conhecimento.”

Flávia Fátima Oliveira
Flávia Regina de Carvalho
Pedrita Karry Pinho Caldas

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – ago/2012 – FUMEC

Outros depoimentos