GIC – Gestão da Informação e do Conhecimento

INTRODUÇÃODISCIPLINA BIBLIOGRAFIA AVALIAÇÃODEPOIMENTOS

Esta disciplina é fruto de um Projeto em andamento: Gestão da Informação e do Conhecimento Ampla.

Quem toma decisões? Com base em quê? A resposta a essas duas perguntas simples fornece uma ideia da importância da informação e do conhecimento na vida pessoal e profissional de todos os cidadãos. E, se considerarmos que uma organização é formada por pessoas e seus diversos interesses, informação e conhecimento são também importantes para qualquer organização: micro, pequena, média, grande, comércio, indústria, prestação de serviços, com ou sem fins lucrativos… Sejam pessoais ou nas organizações, as decisões representam um papel importante na nossa vida. Algumas são mais simples e com poucos impactos, mas outras podem mudar a vida de alguém…

Se as decisões podem mudar a sua vida ou da sua organização, e se estas decisões são tomadas com base em informações e conhecimento, a conclusão não é óbvia? Informação e conhecimento podem mudar a sua vida!

Mas não adianta achar que agora que você tem acesso ao google, toda a informação do mundo está disponível, e suas decisões serão perfeitas… Só de curiosidade, pesquise o termo “brasil” no google e veja o número de resultados – alguns links são de páginas que não existem mais… Agora acesse o site wolframalpha.com e pesquise o termo “brasil”. Notou alguma diferença? A proposta das duas ferramentas é totalmente diferente, mas qual das duas apresenta um conteúdo mais interessante para a sua decisão? Certamente a informação estruturada, organizada, bem apresentada e logicamente fundamentada é melhor para as decisões – até porque apresenta um volume mais compatível com nossa capacidade cognitiva.

E se você for gestor de uma empresa, preferirá acessar informações no formato google ou wolfram? A questão é: sua empresa está preparada para gerar informações dessa forma? Ela “sabe” quais informações estão disponíveis, onde, e como relacioná-las?

Mas afinal, o que é informação? E conhecimento? Não significam a mesma coisa? Realmente essa (in)definição conceitual é uma constante histórica, inclusive no meio acadêmico. Existem inúmeras abordagens que se contradizem sobre o que é informação ou conhecimento (e dado, e saber, etc…). O que importa, para não “perdermos tempo”, é adotar logo uma definição a ser usada ao longo deste curso e deixar a discussão epistemológica para outra oportunidade.

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