Banco de dados

GERALDOCÊNCIABANCO DE DADOS AVALIAÇÃO

Meu foco na atuação com informática é no uso de bancos de dados relacionais para estruturação de sistemas flexíveis e recuperação de informações gerenciais, utilizando linguagem SQL. Minha experiência com o desenvolvimento de sistemas e uso de banco de dados iniciou-se em 1990, quando desenvolvi um sistema para gerenciamento de artigos usando CLIPPER. No mesmo ano participei do curso “Laboratório de Banco de Dados Relacionais e Linguagens de Quarta Geração” promovido pelo Instituto Latino-Americano de Tecnologia – IBM Brasil, quando tive contato com o DB2 e a linguagem CSP.

Em 1991-1992 trabalhei na BMS-Software, empresa do Grupo Belgo, quando integrei a equipe responsável pela implantação de uma MDS – Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas e fui analista do Projeto Harmony (ERP do Grupo Belgo) nos módulos de Patrimônio e Escrituração Fiscal, entre outros, sempre criando formas de parametrização de informações para o usuário.

Em 1992-1994 fui analista no BEMGE – Banco do Estado de Minas Gerais – e participei da equipe de Sistemas de Arrecadação, quando foi criado o SIGA – Sistema de Informações Gerenciais de Arrecadação, com base forte em DB2 e consultas SQL avançadas. Fui o analista responsável pelo projeto e desenvolvimento do sistema de arrecadação de GPS – Guia da Previdência Social, sendo o BEMGE o primeiro Banco do país a disponibilizar o sistema, antes mesmo de a própria Previdência estar preparada para testá-lo.

Durante o mestrado trabalhei na Telemig Celular, e além de coordenar a Seção de Base de Dados de Clientes, atuei na extração de dados dos sistemas da empresa e formatação de bancos de dados para análise de informações gerenciais com o uso da linguagem SQL.

Em 1999 atuei na Fiber Consulting, modelando o sistema atualmente chamado de FlexSI e criando estruturas de banco de dados mais orientadas para meta-informações, dada a complexidade do sistema – foram abolidas todas as tabelas de “tipo” e criada a estrutura inicial para o conjunto “estrutura-nível”. Iniciou-se meu contato com o MS SQL Server. Esse sistema FlexSI foi desenvolvido com base no BSC (Balanced ScoreCard), sendo o primeiro software na América Latina a ser certificado pelo Balanced Scorecard Collaborative – BSCol, instituto e centro de excelência em assuntos relacionados ao Balanced Scorecard, fundado pelos renomados professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard University, que instituiu um certificado em nível mundial para empresas que utilizam a metodologia do BSC.

No período (2000-2003) em que coordenei o Centro de Tecnologia da Informação da FEAD – Centro de Gestão Empreendedora foi criada toda a estrutura relacional do banco de dados para o sistema acadêmico da Faculdade.

Além da modelagem e coordenação do desenvolvimento do SIG OBA – Sistema de Informações Gerenciais da maior cadeia de varejo de hortifrutigranjeiros de SP (2ª maior do Brasil), a partir de 2002 iniciei o trabalho em uma empresa própria de desenvolvimento de diversos sistemas baseados em banco relacional (iniciou-se o trabalho com o MySQL). O sistema SIG OBA lidava inclusive com a integração entre MS SQL Server e MySQL.

A partir de 2006 iniciei um trabalho de recuperação de informações gerenciais utilizando Excel e tabelas dinâmicas para extração de dados do MS SQL Server e do MySQL, agilizando o processo de análise de informações em diversas empresas em que prestei consultoria.

Ao longo desses anos também adaptei uma metodologia de modelagem de dados – Modelagem Essencial – para aumentar a estabilidade e facilitar a recuperação das informações do banco de dados.

GERALDOCÊNCIABANCO DE DADOSAVALIAÇÃO