É com muita satisfação que compartilho o link para meu primeiro artigo publicado!
A Revista NAVUS oferece também o áudio do artigo.
É com muita satisfação que compartilho o link para meu primeiro artigo publicado!
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Disponibilizados os trabalhos:
XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO –
XIII ENANCIB 2012
GT 1 – ESTUDOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO
DA POSSIBILIDADE DE UMA TEORIA PURA DA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO
Comunicação Oral
Andityas Soares de Moura Costa Matos – UFMG
Max Cirino de Mattos – UFMG
GT 4 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NAS
ORGANIZAÇÕES
UMA ABORDAGEM INFORMACIONAL DO MUNDO:
REFLEXÕES INICIAIS A PARTIR DE UMA GIC AMPLA
Comunicação Oral
Íris Barbosa Goulart – UFMG
Max Cirino de Mattos – UFMG
O artigo “Uma abordagem informacional do mundo: reflexões iniciais a partir de uma GIC ampla”, escrito com Íris Barbosa Goulart, foi aceito para publicação na Perspectivas em Gestão & Conhecimento, da UFPB.
Agradeço aos alunos da FUMEC e UNI-BH por seus comentários sobre a apostila da disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento – o artigo é derivado da apostila discutida em sala.
Resumo: O artigo discute a proposta de utilização de conceitos desenvolvidos na Cognição Social e na chamada Gestão do Conhecimento para a construção de uma abordagem informacional do mundo. A discussão deste trabalho se inicia a partir de uma breve introdução aos principais conceitos da Gestão do Conhecimento. Em seguida, discute-se o sense making e uma reflexão inicial sobre a construção social do conhecimento a partir de conceitos tratados nos estudos da Cognição Social sobre as representações sociais. O processo básico de comunicação que trata do relacionamento do homem com o mundo (a Pirâmide de Foskett) é utilizado para fundamentar a apresentação de uma abordagem informacional do mundo.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Gestão da Informação e do Conhecimento. Cognição Social. Representações Sociais.
“Na área da saúde como um todo, a Gestão da Informação e do Conhecimento torna-se imprescindível na medida em que apenas a tecnologia não é capaz de suprir todas as necessidades do ser humano. As organizações que integram essa classificação necessitam muito mais que apenas um bom sistema informatizado funcionando em perfeita sintonia com todos os processos (normas, rotinas e condutas), contam também com pessoas responsáveis pela prevenção, cuidado, recuperação e cura de outras pessoas. Desta maneira, o profissional da área da saúde precisa saber lidar o tempo inteiro com a absorção do conhecimento explícito, ou seja, o que lhe é transmitido, vinculado ao conhecimento tácito, algo previamente armazenado em seu “suposto” saber. […] Enfim, este trabalho proporcionou entendimento acerca da Gestão da Informação e do Conhecimento, além de demonstrar a importância deste processo bem trabalhado e desenvolvido dentro das organizações. Ficou claro que informação e conhecimento, apesar de se conceituarem de forma distinta, são veículos de aprendizagem e desenvolvimento profissional e, sua interação é essencial para a vida saudável das relações e negócios das empresas, estejam elas inseridas em qualquer das suas múltiplas áreas. No entanto, ainda há desafios relacionados ao tema, é necessário desmistificar tais conceitos, muitas vezes direcionados apenas á tecnologia da informação, esta apesar de estar intimamente ligada ao processo, não é o único elo de ligação e relacionamento dentro das instituições. Ainda por trás deste vínculo, há um conhecimento capaz de mover o mundo, algo muito além da TI, algo em torno de pessoas e do seu conhecimento.”
Flávia Fátima Oliveira
Flávia Regina de Carvalho
Pedrita Karry Pinho Caldas
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – ago/2012 – FUMEC
Em breve novo curso!
Smartphones, Tablets, Google, Apple, Computação nas Nuvens, iOS, Android, Facebook, blogs, Twitter, YouTube…
Às vezes parece que nas nuvens estamos nós, diante de tantas novidades… Não há como escapar das novas tecnologias, que gradativa – e rapidamente – tornam-se mais presentes no nosso cotidiano.
Esta disciplina prático-teórica tem o propósito de discutir, de forma simples e objetiva, o que são essas tecnologias e, principalmente, como podem ser usadas para proveito pessoal e profissional.
A maior motivação para o desenvolvimento deste conteúdo são os resultados pessoais obtidos em termos de melhoria de gestão de informações, otimizando meu tempo e melhorando minha qualidade de vida. Essas estratégias de uso foram adotadas em algumas consultorias, também com ótimos resultados.
Outra motivação é a chatice (peço desculpas aos professores da disciplina, mas também já fui um!) das disciplinas de “Informática Básica” (hardware, software, bit e bytes, como usar o word…) que não levam a lugar nenhum… As pessoas precisam saber usar tecnologias atuais para desempenhar suas atividades – tecnologias adequadas à sua necessidade.
Os cursos de graduação deveriam incluir em sua grade a disciplina de “Introdução à Tecnologia Adequada” – e deixar como cursos de extensão os genéricos “Como usar o Excel” básico, intermediário e avançado. “Introdução à HP 12C” não é matéria de grade curricular – é curso de extensão.
Mesmo para aqueles que conhecem e podem achar triviais algumas aplicações como a portabilidade extrema quando você coloca sua agenda de contatos no Gmail e sincroniza com qualquer telefone (troque ou perca seu telefone quantas vezes quiser!) de forma instantânea; ou quando apenas lança uma nova mensagem no blog e automaticamente ela vai para o Twitter e Facebook, economizando seu tempo!
Todas as discussões serão práticas – o objetivo é que o aluno use a sua própria conta no Google, Twitter e Facebook, seu próprio telefone e, quando terminar o curso, tudo estará funcionando – e claro, fundamentadas a partir de conceitos de modelagem, organização e recuperação de informações.
O uso do Google/Android para as aulas práticas não tem patrocínio (infelizmente!) e serve para ilustrar a teoria. Também é gratuito, e os smartphones Andriod são mais acessíveis financeiramente.
“No nosso dia a dia, também estamos aprendendo a gerenciar o nosso conhecimento, bem como, a compartilhá-lo visando nosso crescimento dentro da organização a qual estamos inseridos. Apesar disso, a inovação no sentido de explicitar e compartilhar o nosso conhecimento tácito, ainda sofre divergências, e até mesmo, certa resistência. No entanto, essa disciplina nos auxilia na construção do conhecimento e na sua gestão organizacional, proporcionando-nos amadurecimento e crescimento profissional, visto que será de grande valia em toda abordagem dentro e fora de qualquer empresa.”
Flávia Fátima Oliveira
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – ago/2012 – FUMEC
“Fica claro pois, que o estudo e aplicação da Gestão do Conhecimento e da Informação tem um papel muito importante em nossa formação profissional: possibilita compreendermos, com maior propriedade, o que é informação e conhecimento, e seu papel na vida das pessoas e nas organizações, nos alertando para a necessidade de ampliarmos nossa visão de mundo, constantemente, e de sermos capazes de compartilhar conhecimentos e experiências individuais. Igualmente nos mostra que devemos procurar gerar e disseminar informações que agreguem valor tanto para as organizações quanto para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor. Ao compreendermos melhor os conceitos que circundam a Gestão da Informação e do Conhecimento, certamente, estaremos mais preparados para utilizarmos informações e conhecimentos a nosso favor e de maneira mais consistente, e com isso iremos melhorar nossas capacidades de tomada de decisão..”
Ariana da Conceição Gonçalves
Lanucy Camila Diniz
Vera Lúcia Drumond Alves
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – ago/2012 – FUMEC
Ótima dica do Educaleaks!
Tudo está relacionado… Existe uma estrutura abstrata flexível?…