Novo artigo publicado!

O artigo “Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO” foi publicado na Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação.

Resumo:
Classificada como Doença Negligenciada, a dengue, doença endêmica no Brasil, é considerada como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O número de infecções relacionadas à dengue aumentou nas últimas décadas devido ao aumento rápido e desordenado da urbanização, falta de saneamento e suprimento de água encanada, e a mobilidade de bens e pessoas em todo globo terrestre. Neste cenário, a importância do papel das políticas públicas é indiscutível, particularmente daquelas que orientam o investimento e o estimulo à pesquisa. Neste sentido, o conhecimento da produção científica em relação a este agravo é importante para se conhecer o perfil destas pesquisas. Este estudo trata de identificar e descrever a literatura que dá conta da pesquisa em dengue, colocada em acesso livre. A fonte de informação utilizada para buscar esta produção foi a Coleção Brasil da Scientific Electronic Library (SciELO). Os principais resultados apontam para um crescimento da produção científica a partir de 1997; uma prevalência do caráter biomédico da pesquisa realizada no país; um padrão de produção científica, em sua maioria, em co-autoria; incipiência da produção científica sobre dengue nos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas e a emergência da temática Vetor como a mais importante para representar a produção na área.

GUIMARÃES, Maria Cristina Soares,; SILVA, Cícera Henrique da; LINS, Rosane A.; MATTOS, Max Cirino de; CENDON, Beatriz Valadares. Produção científica em dengue: um olhar a partir da Coleção Brasil da SciELO. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p.397-415, 2014. ISSN 1983-5116