INTRODUÇÃO – DISCIPLINA – BIBLIOGRAFIA – AVALIAÇÃO – DEPOIMENTOS
Justificativa
Independentemente da adoção de novas tecnologias, a gestão das informações e sua estruturação consciente podem representar um importante diferencial competitivo para as organizações. Antes de tentar fazer a gestão do conhecimento (tácito), existe uma grande oportunidade de melhoria de resultados a partir da gestão das informações (registradas) que circulam em uma empresa. Compreender os fluxos de informação e o contexto de criação de conhecimento em uma organização, as fontes potenciais e aspectos relacionados à sua segurança e disponibilização podem representar um ganho significativo no processo decisório. O mercado atual é carente de profissionais com boa visão sistêmica, que consigam identificar oportunidades de melhoria e que contribuam de forma mais geral para o desempenho da empresa – aqueles que não se limitam à sua área de formação ou especialização – o que também contribui para a satisfação pessoal de cada profissional.
Público-alvo
Profissionais de diversas áreas, envolvidos com qualquer setor empresarial, inclusive pequenos empresários e prestadores de serviços (entre eles advogados, fisioterapeutas, veterinários, fonoaudiólogos, psicólogos, etc) – que podem ampliar seu horizonte de atuação e melhorar o seu desempenho individual ou de seu próprio negócio.
Ementa
O papel da informação e do conhecimento no processo decisório. Gerência de Recursos Informacionais e Gestão do Conhecimento: evolução e prática. Visão sistêmica das organizações focada em fluxos informacionais. Organização e uso da informação e do conhecimento em contextos digitais. Contextos capacitantes.
Objetivos
Incentivar a construção de uma visão estratégica sobre a gestão da informação e do conhecimento nas organizações, a partir da discussão teórico-prática de uma visão sistêmica focada em fluxos informacionais. Discutir os principais macro-fluxos empresariais (marketing, finanças, logística, pessoas, planejamento) em termos informacionais. Refletir sobre o uso de tecnologias em processos informacionais e de gestão do conhecimento, estabelecendo uma “ponte de negociação” entre as áreas de gestão e a área de TI nas empresas (terceirizadas ou não).
INTRODUÇÃO – DISCIPLINA – BIBLIOGRAFIA – AVALIAÇÃO – DEPOIMENTOS