Artigo aceito!

O artigo “Uma abordagem informacional do mundo: reflexões iniciais a partir de uma GIC ampla”, escrito com Íris Barbosa Goulart,  foi aceito para publicação na Perspectivas em Gestão & Conhecimento, da UFPB.

Agradeço aos alunos da FUMEC e UNI-BH por seus comentários sobre a apostila da disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento – o artigo é derivado da apostila discutida em sala.

Resumo: O artigo discute a proposta de utilização de conceitos desenvolvidos na Cognição Social e na chamada Gestão do Conhecimento para a construção de uma abordagem informacional do mundo. A discussão deste trabalho se inicia a partir de uma breve introdução aos principais conceitos da Gestão do Conhecimento. Em seguida, discute-se o sense making e uma reflexão inicial sobre a construção social do conhecimento a partir de conceitos tratados nos estudos da Cognição Social sobre as representações sociais. O processo básico de comunicação que trata do relacionamento do homem com o mundo (a Pirâmide de Foskett) é utilizado para fundamentar a apresentação de uma abordagem informacional do mundo.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Gestão da Informação e do Conhecimento. Cognição Social. Representações Sociais.