Avaliação

GERALDOCÊNCIA –  BANCO DE DADOS AVALIAÇÃO

Minha experiência com o tema avaliação (além da vivência docente e discente) iniciou-se em 1996, durante o desenvolvimento da dissertação do mestrado em Ciência da Informação. Nessa época trabalhei na então recém-criada Telemig Celular, na Assessoria de Planejamento, sendo responsável pela coleta de dados, formatação e análise do Relatório Gerencial de Avaliação de Desempenho com informações de todas as áreas da empresa. Esse Relatório subsidiou em parte o processo de abertura de ações na Bolsa de Nova Iorque (IPO – Initial public offering) e privatização da Telemig Celular, que foi na época a empresa com maior ágio sobre o valor inicial do leilão do Sistema Telebrás.

Em 1999 trabalhei com a modelagem de uma ferramenta computacional, consultoria e docência em BSC (Balanced ScoreCard), sendo responsável pela modelagem do sistema mais tarde denominado FlexSI: software de gerenciamento de performance e mensuração de desempenho desenvolvido pela Fiber e o primeiro na América Latina a ser certificado pelo Balanced Scorecard Collaborative – BSCol, instituto e centro de excelência em assuntos relacionados ao Balanced Scorecard, fundado pelos renomados professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard University, que instituiu um certificado em nível mundial para empresas que utilizam a metodologia do BSC.

Em Instituições de Ensino Superior, além da docência em cursos de graduação e pós-graduação, trabalhei na equipe responsável pelo desenho e confecção do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na FEAD – Centro de Gestão Empreendedora – documento este inclusive bastante elogiado pelo MEC. Também fui integrante da equipe responsável pela atualização do PDI para o período 2007-2011, assim como pela reestruturação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da mesma Instituição, da qual fui vice-presidente, participando de todo o processo de elaboração, coleta e análise de dados e elaboração dos Relatórios de Auto-Avaliação Institucional enviados ao MEC para os triênios 2004-2006 e 2006-2008.

Para facilitar a coleta e análise de dados das pesquisas realizadas pela CPA fui responsável pelo projeto e implantação de um sistema de questionários on-line. A partir desse sistema o Núcleo de Avaliação Institucional (NAvI) pode montar os questionários de forma independente do setor de informática, parametrizando períodos de aplicação e direcionando o público-alvo de cada questionário. Os resultados são gerados instantaneamente pelo sistema, mesmo durante o período de aplicação, permitindo inclusive o acompanhamento da participação da comunidade acadêmica. O sistema permite ainda filtrar os resultados por curso, turno, período, disciplina, docente, ou qualquer outro segmento de classificação cadastrado na montagem do relatório.

Em Instituições de Ensino Superior, também participei dos processos de credenciamento e avaliação de diversos cursos de graduação e pós-graduação – mestrado profissionalizante.

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