Qualidade da informação para executivos

Trabalho individual apresentado à disciplina Fundamentos Teóricos da Informação do Curso de Mestrado em Ciência da Informação sob a orientação da professora Ísis Paim. 1996.

Para os níveis mais altos de gerência, a informação interna, apesar de apresentar um volume menor, deve ser extremamente trabalhada, oferecendo recursos bem estruturados para sua utilização e atualização.

Podemos observar também que a informalidade é uma característica importante para os executivos, sendo então a qualidade de seus contatos pessoais um fator crítico para a obtenção de informações mais seguras.

É interessante observar-se que a técnica de FCS, quando bem aplicada, tende a reforçar a qualidade das informações no sentido de torná-las mais orientadas para as reais necessidades dos executivos.

Enfim, para que os executivos possam tomar decisões com um grau de incerteza reduzido, é importante, então, observar-se o contexto do executivo (seu passado, seu ambiente atual, sua rede de contatos) e buscar a qualidade das informações no sentido de adequá-las cada vez mais às necessidades apresentadas pelo seu setor (interna e externamente à empresa).

Trabalho completo